quarta-feira, 11 de abril de 2012

TOMÁNOCÚ

Eu estou ficando louca, mas acho que não estou sozinha. acho. e eu sei quem é o culpado: A CIDADE. Não é culpa minha, eu juro, é impossível um ser que mora numa cidade grande não enlouquecer, ou não ser louco de nascença porque seus pais também moram na cidade. Ontem eu tive vontade de surtar e mandar todo mundo tomarnocú 2 vezes em menos de 4 horas, não foi só vontade, foi NECESSIDADE, foi por um TRIZ. e eu não estava com nenhum problema pessoal aparentemente muito latente. é loucura mesmo. surto de cidadão. Vou contar o motivo, mas eu sei que ele não é nem um pouco grave e nisso consiste e minha loucura:

Eu tinha 10 minutos pra pagar uma conta no Banco do Brasil, na Cinêlandia, sabe esse em frente ao Teatro Municipal? 10 minutos pra não chegar atrasada numa reunião ao lado, no café do Odeon. Bom, pra começar a PORRA DA PORTA GIRATÓRIA. só pra começar. esse inferno. as pessoas ficam ali em fila. já começa um engarrafamento antes de entrar. todo mundo tem esperança que não vai apitar, que não tem tantos objetos metálicos assim em suas bolsas, então tenta, e ai a porta trava. ok. respira. volta... (pense que tem alguem tentando sair. dai engarrafou pra dentro do banco) dai você deposita seus pertences metálicos, passou. Primeira etapa vencida! Vamos pra próxima: o caixa é no segundo andar. subo correndo. cheguei. a fila não tá tão grande, quantos funcionários atendendo? mais de 4, milagre. dai vem a PORRA DA SENHA, tem q pegar senha, onde? onde? Adivinha? No primeiro andar. ANTES DA PORRA DA PORTA GIRATÓRIA! qual o resultado? TOMANOCÚ!!! Reclamei, alterei a voz, desci bufando, mas segurei, não mandei ninguém tomanocú de fato, os funcionários não tem nada a ver com isso. 

relaxa, respira. o atendimento até que foi rápido.

pá reunião. ok. no café do Odeon tem um couscous marroquinho bom, tinha que acabar antes das 16hs pra passar no Escritório de Direitos Autorais que é ao lado. não deu pra apressar a reunião. chego 16:10, fechou, não pode subir mais. QUEM INVENTOU ESSA PORRA DE QUE FUNCIONÁRIO PÚBLICO SÓ TRABALHA ATÉ AS 16HS? EU TAMBÉM PAGO O SALÁRIO DELES, EU NÃO CONCORDO! E AI?? RECLAMO PRA QUEM? 

Eu aceitei, voltei decepcionada, mas eu tinha atrasado, sabia que fechava as 16 hs, não chegou perto do nível de um tomanocú.

São 16:30. pego o metrô. Já está lotado pra Zona Sul, não tem mais nenhum lugar vago, tem q ir em pé, e apertada. Bufei de novo, que PORRA É ESSA DE METRO SEMPRE LOTADO, PÕE MAIS TREM CARALHO, 16:30 h NEM É HORA DO RUSH AINDA! Mas também não rolou um tomanocú. pensei, me enfezei, queimei uns bons radicais livres com o estresse provocado pelo enfezamento, ou seja, envelheci, mas prossegui. chego na estação General Osório, em Ipanema. Eu paguei o integração Barra, que passa no Vidigal, beleza, pra entrar no Onibus que que rola? Uma fila. Começa a chover. Muito. O que as pessoas fazem? Alguns se dirigem ao ponto de ônibus que é coberto, mas quem tem guarda-chuva prefere ficar na fila e reservar o seu lugar sentado, num trajeto que com certeza vai ter trânsito. Daí o bonde sem guarda-chuva que saiu da fila começa a ficar preocupado, porque gente que chegou depois e TEM guarda-chuva ta indo pra fila - que tá cada vez maior! - e ta ficando na nossa frente nas vagas sentadas! O funcionário do metrô, que também não tem guarda-chuva, por isso tá com a gente debaixo do ponto, fala que o prefeito EDUARDO PAES MANDOU TIRAR 4 ÔNIBUS DA FROTA, porque concluiu que com o corredor expresso não fosse mais necessário, e os ônibus (que o metro ri da nossa cara chamando de Trem na Superfície. é o caralho!) estão sempre lotados! 



Resultado: TOMANOCÚ!!!?? Não. Vamos todos pra fila, é melhor, pegamos chuva esperando 30 minutos o "trem da superfície". Olha, graças a Deus tinha um lugar sentado, era um dos últimos, senão eu não me responsabilizava.

A gente não pode nem mais mandar tomanocú porque a pessoa que merece ouvir está longe. TOMANOCÚ O SISTEMA, TOMANOCÚ A CIDADE E TODOS OS SERES MICRÓBIOS QUE SUGAM E SE FARTAM DELA. TOMANOCÚ EU!


Resultado 2: Eu to ficando maluca mesmo, é sério. e o pior, uma maluca explosiva, o que é altamente perigoso. Tem gente que sofre mais. Imagina quem pega o trem de verdade. Hoje eu tive que pegar novamente o metro as 16:30h, que repito, não é ainda hora do rush. era linha 2 pra Del Castilho. o metrô parecia uma lata de sardinha, com salmão, bacalhau, tudo junto proliferando, e as pessoas pareciam resignadas. Eu mesmo já estava mais resignadinha. Imagina isso as 18 hs?


Isso não é estress. eu que não dou conta mesmo, os argumentos são todos fracos, tem gente que sofre beeeem mais, e não tem vontade de mandar ninguém tomanocú. meu espírito é muito frágil pra enfrentar fila, porta giratória, funcionário público, transito, metrô lotado, chuva, fila de novo. Enfim, bobagens.


Um tomanocuzinho leve pra me despedir.

relaxem, é carinho.

2 comentários:

con disse...

Olha, vamos nos unir nesse "VTNC" rapidinho! Inclusive, se fizéssemos - quem sabe - um Partido Vai Tomanocú, teríamos muitos adeptos, pode ter certeza. E principalmente, da galera da Zona Sul! Pq é aquilo que vc disse... o pessoal que pega metrô pra Zona Norte, está acostumado e alienado o suficiente pra que eles reclamem de alguma coisa: aquilo é normal/padrão pra eles. E como alienados, não tem noção de como poderia ser.

Então... seu argumento é extremamente válido! E o alvo do tomanocú é pra prefeitura e pro governo!

Deu pra notar que um TNC valoroso é aquele carregado de pequenos problemas! :)

Tratemos de arrumar-nos o nosso próprio MEGAFONE. Quem sabe eles não nos escutam?

Conrado

Mariana Quintão disse...

Conrado, aderir a causa é uma maravilha! Simbora protestar então!! Mas não quis dizer que o povo da zona norte é alienado de maneira alguma. Pareceu isso? Nossa, vou olhar o texto de novo e corrigir então. Quis dizer que estamos todos resignados e mesmo até sem força pra protestar.